Cravos e espinhas: O que causa? O que é bom? – Bumbum Cream

Cravos pretos são poros entupidos e irritantes que costumam aparecer no rosto e são mais perceptíveis no nariz. Embora possam não estar tão inflamados como outros tipos de acne, os cravos pretos são igualmente irritantes

Por outro lado, as espinhas são lesões causadas pelo acúmulo de sebo na pele. É tentador apertar e estourá-los, mas isso normalmente tende a piorar as coisas.

Neste artigo, aprenda o que causa esses problemas na pele e como se livrar deles para sempre!


O que causa cravos e espinhas? Como tirar? O que é bom?

Um cravo, conhecido clinicamente como comedão aberto, é um folículo ou poro capilar obstruído por uma mistura de células mortas da pele e sebo – uma substância oleosa secretada naturalmente pela pele.

A espinha, de forma similar, é aquela lesão infeccionada que surge do excesso de oleosidade da pele, causando desconforto e machucados. A diferença é que os cravos pretos são lesões acneicas não inflamatórias. Quando os folículos ficam obstruídos com células mortas da pele ou óleo, o resultado é um cravo!

Podem ocorrer cravos e espinhas quando o sebo produzido pelos poros é exposto ao oxigênio. Assim, o sebo escurece durante o processo de oxidação e cria uma mancha escura na pele, daí o nome “cravo”; ou então inflama, formando a espinha.

Embora os cravos e espinhas sejam geralmente mais visíveis no rosto, em especial na região da testa e nariz, eles podem aparecer por todo o corpo. Então, agora que você sabe o que são esses elementos, como você se livra deles?

Cravos pretos vs. outros tipos de acne

Cravos e espinhas são um tipo específico de acne leve. Eles aparecem em seu rosto, principalmente onde há uma maior concentração de glândulas de óleo. Isso inclui a testa, o nariz e o queixo. Eles também podem aparecer nas áreas do pescoço, costas e tórax.

Infelizmente, cravos e espinhas podem aparecer em qualquer lugar! Então, quais são alguns tipos de acne que você deve se preocupar?

Cravo preto e cravo branco

Um cravo é um tampão de células mortas da pele e sebo que fica descolorido. Também é conhecido como comedão (nome verdadeiro). Assim, o cravo branco é um comedão fechado. 

Um poro bloqueado que permanece aberto é um cravo, enquanto um poro que se fecha é chamado de cravo branco.  

Filamentos sebáceos vs. cravos

Tanto os filamentos sebáceos quanto os cravos são, na verdade, tipos de obstrução dos poros, mas são distintos porque os filamentos sebáceos são normalmente da cor da pele ou têm uma tonalidade acinzentada e geralmente são encontrados concentrados, enquanto os cravos aparecem aqui e lá.

Cravos pretos vs. poros entupidos

Infelizmente, aqueles com pele oleosa tendem a sofrer mais com esses tipos de acne. A pele oleosa é mais propensa a ter poros entupidos, o que faz com que as bactérias se desenvolvam; levando a espinhas, cravos e pápulas, todos conhecidos como tipos de acne.

O que causa cravos e espinhas?

Os cravos e espinhas surgem quando os poros secretores de sebo da pele são bloqueados. Os folículos da pele normalmente contêm um fio de cabelo e uma glândula sebácea que produz óleo. Pode parecer contra-intuitivo, mas este óleo ajuda a manter sua pele macia e hidratada, então é definitivamente um bom óleo! 

Mas onde tudo dá errado? De telefones sujos a aulas intensas de spinning, seu estilo de vida e genética podem facilmente afetar sua pele. Se sua pele estiver pipocando, dê uma olhada nesta lista para ver se algum desses fatores está na raiz de seus problemas de pele:

  • Sujeira, óleo e detritos se acumulam. O principal culpado é, na verdade, o acúmulo de obstrução dos poros, que pode ser células mortas da pele, sebo e até maquiagem.
  • A transpiração excessiva por causa do exercício, calor ou estresse pode causar o esgotamento dos poros. Especificamente para aqueles que suam e se exercitam, se tendem a não limpar a pele após o treino, os resíduos e a sujeira da pele podem acumular-se nos poros. Há evidências de que o suor enquanto se exercita é bom para a pele, ajudando a limpar os poros e impulsionar o metabolismo da pele lento. Se você está precisando de tempo após um treino, dê uma olhada rápida em seu rosto com uma água micelar com carvão para limpar o excesso de suor e sujeira rapidamente!
  • Os produtos capilares também podem interagir com a pele do rosto e obstruir os poros. Evite que os produtos para o cabelo fiquem em sua pele, mantendo o cabelo longe do rosto durante o dia e limpando a linha do cabelo enquanto lava o rosto à noite.
  • Os tipos de pele oleosa tendem a ser mais propensos a cravos e espinhas. Se você sabe que tem um tipo de pele oleosa, evite tocar no rosto com as mãos. Dica de profissional: não se esqueça de limpar o telefone, que acumula sujeira, óleo e bactérias, pois fica muitas vezes em contato com o rosto. Finalmente, uma dieta focada em gorduras e óleos bons, ao mesmo tempo que minimiza os óleos ruins, também pode ajudar.

Ao contrário da crença popular, as flutuações hormonais não provocam cravos. Em vez disso, erupções de acne induzidas por hormônios são classificadas como lesões inflamatórias, enquanto um cravo é uma lesão não inflamatória. Agora que você sabe o que realmente causa cravos, é hora de dizer adeus a esses poros entupidos irritantes!

Como se livrar de cravos e espinhas?

Livrar-se de cravos e espinhas irritantes nunca é divertido, mas é importante saber a maneira certa de fazer isso. Aqui estão alguns mitos e dicas sobre os remédios para cravos e equívocos comuns que fazem mais mal do que bem:

  • Resista ao impulso de se autoextrair! DIY dificilmente funciona neste cenário.
  • Não exagere com o seu regime de lavagem do rosto. A limpeza excessiva tira a umidade da pele e a irrita. Mantenha limpo lavando duas vezes ao dia. 
  • Seja gentil com sua pele! Esfregar excessivamente o rosto não vai ajudar a se livrar dos cravos e espinhas.

Tratamentos e produtos de limpeza sem receita

Esses tipos de tratamentos estão disponíveis sem receita médica e vêm em várias formas, como cremes, géis, almofadas e soros. Os principais tratamentos criados para matar bactérias causadoras de acne e geralmente contêm ingredientes como ácido salicílico, peróxido de benzoíla e resorcinol.

Prescrição de medicamentos

Os médicos podem sugerir medicamentos de prescrição quando os produtos de limpeza para pele não funcionam. Os medicamentos que contêm vitamina A, AHAs, BHAs e retinóides funcionam para evitar a formação de tampões de poros nos folículos capilares e promovem uma renovação mais rápida das células da pele.

Remoção profissional de cravo

Dermatologistas e esteticistas podem realizar extrações de poros para remover cravos pretos e espinhas. Eles também podem fornecer dicas e tratamentos úteis para evitar o entupimento de poros no futuro.

Laser e terapia de luz

Este tratamento consiste em pequenos feixes de luz que diminuem a produção de óleo e matam as bactérias. Tratamentos a laser e luz atingem abaixo da superfície da pele para tratar cravos e acne sem danificar as camadas superiores da pele.

Este tratamento funciona melhor para condições inflamatórias de acne e normalmente não é necessário para tratamentos de cravos pretos, então consulte seu dermatologista para ver se seria uma boa opção para você.

Separamos também para você um infográfico de como evitar os terríveis cravos e espinhas, confira:

Como prevenir?

A prevenção de cravos e espinhas é tão simples quanto manter um regime de pele limpa. Siga estas dicas essenciais para prevenir futuras erupções:

  • Reserve um tratamento facial:  tratamentos faciais médicos (realizados por um dermatologista) ou tratamentos faciais de spa (realizados por um esteticista) são eficazes para uma ampla gama de doenças de pele. Este tratamento é especialmente útil para cravos pretos porque eles geralmente envolvem uma combinação de vapor, produtos de alta qualidade e extrações profissionais.
  • Avalie seus produtos: Produtos com ácido salicílico ou ácido glicólico são úteis para se livrar dos cravos. O ácido salicílico, em particular, ajuda a quebrar e limpar a obstrução dos poros, ajudando a promover a renovação ou eliminação das células da pele. É um ingrediente ativo eficaz para acne que trata e previne o aparecimento.
  • Adicione retinol à sua rotina de hora de dormir:  Usar soros com retinol na hora de dormir também ajuda com cravos. Lembre-se de usar um protetor solar de amplo espectro pela manhã.
  • Experimente um peeling facial suave para restaurar sua pele:  peelings leves também fornecem alguns benefícios de desobstrução dos poros, mas a função principal deste tratamento é restaurar a textura da pele para aqueles com pele áspera, muitas vezes devido a resquícios de marcas de acne.
  • Esfoliar (mas seja gentil!):  Escolha um esfoliante com grãos suaves, como bicarbonato de sódio ou pó de arroz. Tente usar um esfoliante de limpeza com bicarbonato de sódio porque é perfeito para limpar profundamente os poros e depois se dissolve em água, de modo que não há chance de esfoliar demais. Uma toalha com textura uniforme, como uma toalha de bebê, também pode ser usada diariamente para esfoliação adicional.

Cravos e espinhas no bumbum, o que fazer?

Sofrendo com espinhas no bumbum? Temos uma dica para você!

Além de todos os cuidados indicados acima, você pode incluir à sua rotina o uso de cosméticos que regeneram a pele, como o BumbumCream. Esse tipo de produto ajuda a potencializar os resultados – que com certeza virão se você combinar uma boa alimentação, treino e cuidados estéticos.

O BumbumCream é um creme para celulites com o conceito do BB Cream, produto popular na maquiagem feminina. Ele promove um tratamento de celulite, estrias, foliculite e outros problemas de pele desde a primeira aplicação.

Dentre os resultados mais prestigiados estão: sentir sua pele mais firme, com brilho, hidratada e desaparecimento das imperfeições, como aquele efeito “casca de laranja” da celulite.

Demais, né? Conheça mais no site oficial!